Técnicas de Ausculta 1 (LT1) - Florianópolis


Data: 15 a 17 de Junho de 2017


"A ausculta é o coração da Manipulação Visceral."

A ausculta é a principal forma de avaliação utilizada por Jean-Pierre Barral, em todas as suas abordagens terapêuticas: Manipulação Visceral, Manipulação Neural, Manipulação Vascular, Tratamento Articular Global. Seguindo seu princípio de que "Só os tecidos sabem", Jean-Pierre utiliza esta técnica palpatória para formular o diagnóstico que conduzirá o tratamento manipulativo. Para ele, esta é a única forma realmente confiável de descobrir qual a principal restrição/disfunção que está perturbando a homeostase do organismo no momento do tratamento.

A ausculta pode ser utilizada por qualquer profissional de saúde, independente da técnica terapêutica utilizada. Trata-se de uma técnica global de diagnóstico, que pode ser usada em associação com outras abordagens.

O método de diagnóstico pela ausculta é lógico e simples, e depende fundamentalmente da sensibilidade palpatória do examinador. Por isto, o principal fator de aprimoramento do diagnóstico é a prática. O curso de Técnicas de Ausculta oferece a oportunidade de praticar diversas vezes o diagnóstico com a supervisão e orientação de um instrutor experiente e assistentes, que poderão lhe dar um valioso feedback para o refinamento de sua sensibilidade e técnica.

As técnicas de ausculta são úteis para qualquer profissional de saúde, especialmente aqueles que trabalham com Terapia Manual, porém, para um bom aproveitamento do curso é importante que o profissional tenha alguma experiência com toque/palpação sutil, por isto é exigido que o aluno já tenha concluído algum curso dos currículos do Barral Institute (Manipulação Visceral 1, ou Manipulação Neural 1, pelo menos). Alunos do currículo de Terapia CranioSacral também podem participar do curso e terão grande benefício utilizando estas técnicas para o diagnóstico, em seus tratamentos.

A ausculta também é importante nos tratamentos realizados com as técnicas desenvolvidas por Jean-Pierre Barral, pois durante a execução das técnicas é necessário "auscultar" as reações que o tecido/corpo apresenta para interagir/dialogar com elas e auxiliar as forças auto-corretivas do corpo na recuperação da homeostase e da fisiologia.

As técnicas de ausculta (ausculta geral, ausculta local, inibição) são estudadas e praticadas em todos os cursos do currículo de Manipulação Visceral, mas este curso, além de aperfeiçoar ainda mais as habilidades de palpação e percepção, oferece a possibilidade de explorar técnicas mais específicas, como a ausculta de disfunções emocionais, ausculta pelos pés, ausculta da coluna vertebral, ausculta do sacro, ausculta do cranio, ausculta do sistema nervoso, e ainda diferenciar estre a ausculta de um osso, nervo, víscera, vaso, etc. Também é possível diferenciar entre a ausculta de osteoporose, osteopenia, entre outras condições.

Apesar de não ser um curso obrigatório nos currículos do Barral Institute é indispensável para todos os alunos que estudam estas abordagens terapêuticas, e aumenta consideravelmente a eficácia e os resultados clínicos obtidos com as técnicas de tratamento. E também é pré-requisito obrigatório para assistir o curso Técnicas de Ausculta 2 (LT2), ministrado exclusivamente pela Dra. Gail Wetzler, Diretora do Programa de formação em Manipulação Visceral do Barral Institute.

                                  Instrutora:

                                 

                                  Annabel Mackenzie (Canadá)
                                  BI-D


                                  - Diplomada pelo Barral Institute (BI-D)
                                  - Shiatsu terapeuta desde 1990
                                  - Instrutora internacional do Barral Institute, ministra os
                                  cursos:
                                      - VM1, VM2, VM3, VM4 e VM5
                                      - LT1 (ausculta)
                                      - NM1
                                      - VMD (dissecação)
                                  - tradutora e editora da versão em inglês dos livros:
                                     - Manual therapy for the cranial nerves
                                     - Visceral vascular manipulation
                                     - New manual articular approach: upper extremity
                                     - Manual therapy for the prostate
                                  - atende em consultório particular em Vancouver 
                                  (Canadá)



Público alvo: alunos que tenham concluído o curso VM1 ou NM1 ou tenham participado de cursos de Terapia CranioSacral (INTRO ou CS1), ou tenham cursado Osteopatia.

INSCRIÇÕES:

Investimento: 5 x R$ 520,00; ou 2.470,00 à vista.

Para se inscrever:
Clique aqui ou entre em contato pelo e-mail cursos@barralinstitutebrasil.com . VAGAS LIMITADAS!

Local: Hotel Faial Prime Suites. Rua Felipe Schmidt, 603. www.faialprime.com.br

Horários:

1° e 2°: 09:00 às 17:00 h
3° dia: 08:30 às 15:30 h


Carga horária: 18 horas

Língua: o curso será ministrado em inglês, com tradução simultânea para português.

CERTIFICADO INTERNACIONAL: o certificado será emitido pelo Barral Institute (EUA) e possui validade internacional. O aluno poderá seguir sua formação assistindo os cursos em outros países onde são oferecidos.

Apostila: todos os alunos receberão a apostila do Barral Institute (mesmo material utilizado nos cursos em todos os mais de 40 países onde o Barral Institute atua), traduzida para o português.