Manipulação Neural



O currículo de Manipulação Visceral do Barral Institute é formado por 4 cursos:


Manipulação Neural: Manipulação neuromeníngea - Uma abordagem integrativa do trauma (NM1)

Duração: 3 dias


O primeiro curso do currículo de Manipulação Neural é dedicado ao Sistema Nervoso Central e dá uma grande ênfase aos efeitos do trauma sobre o corpo humano. Baseado no livro "Trauma: An osteopathic approach", escrito por Jean-Pierre Barral e Alan Croibier.
Neste curso são estudadas as leis físicas do trauma e como ele atinge as estruturas do corpo humano. De uma forma inovadora, a abordagem do Dr. Barral demonstra como os traumas produzem lesões em locais distantes do ponto de impacto do corpo, e, especialmente, no sistema nervoso, levando a disfunções e sintomas diversos, difíceis de tratar sem a abordagem apropriada.

Uma ênfase especial é dada ao "whiplash" e as disfunções que ele causa a nível musculoesquelético e, ainda mais importante, no sistema nervoso e nas vísceras.

As técnicas de avaliação e tratamento se concentram no sistema nervoso central, através do diagnóstico diferencial e tratamento das restrições cranianas ósseas, suturais ou meníngeas . Também são ensinadas as técncias para avaliar e tratar os plexos cervical, braquial, lombar e sacral.


Manipulação de nervos periféricos: Extremidade superior (NM2)

Duração: 3 dias


Manipulação de nervos periféricos: Extremidade inferior (NM3)

Duração: 3 dias


Os cursos NM2 e NM3 podem ser realizados sem ordem cronológica, ou seja, é possível assistir o NM3 antes do NM2. Porém, tanto para assistir o NM2 como o NM3 é necessário ter assistido o NM1.

Baseados no livro "Manual therapy for the peripheral nerves", escrito por Jean-Pierre Barral e Alan Croibier, os cursos de Manipulação de nervos periféricos abordam as propriedades mecânicas, morfológicas e fisiológicas do sistema nervoso periférico. Na visão inovadora do Dr. Barral estuda-se a patologia funcional dos nervos periféricos, suas alterações mecânicas, fisiológicas, morfológicas e magnéticas.

No curso NM2, dedicado à extremidade superior, são ensinadas técnicas de avaliação e tratamento para os nervos supraescapular, axilar, radial, ulnar, mediano, musculocutâneo, nervos superificiais do membro superior, nervos digitais colaterais, e também o nervo frênico e os plexos cervical e braquial.

No curso NM3, dedicado à extremidade inferior, são ensinadas técnicas de avaliação e tratamento para os nervos genitofemoral, ilioipogástrico, ilioinguinal, obturador, femoral, tibial, fibulares, também os nervoso do pé (plantares e dorsais) e os plexos lombar e sacral.



Manipulação do cérebro e nervos cranianos (NM4)

Duração: 3 dias


Baseado no livro "Manual therapy for the cranial nerves", escrito por Jean-Pierre Barral e Alan Croibier.

No curso NM4 são estudadas a anatomia e função do cérebro e nervos cranianos, e os padrões de dor que podem ser gerados pelas suas disfunções.
São ensinadas técnicas para diferenciar o diagnóstico entre restrições cerebrais, meníngeas, suturais ou ósseas no cranio. Estuda-se como a pressão sobre o cérebro pode causar disfunções nos nervos cranianos, e como a pressão intracraniana afeta a função se todo o corpo.

São ensinadas técnicas cranianas para restaurar as suas funções e também técnicas de avaliação e tratamento para os nervos olfatório, ótico, oculomotor, troclear, trigêmeo, oftálmico, maxilar, mandibular, abducente, facial, vestibulococlear, glossofaríngeo, vago, acessório e hipoglosso, além de técnicas para manipulação do cérebro.